Portas Corta Fogo

Home | Produtos | Portas Corta Fogo

Conheça nosso produto

Porta Corta Fogo: Uma Barreira Essencial na Proteção de Vidas e Patrimônio

Portas Corta Fogo

As Portas Corta Fogo ou Portas de Emergência como são conhecidas, tem como principal objetivo aumentar a segurança do setor comercial e industrial. Esse tipo de porta é revestido com um material isolante térmico de alta densidade, elas funcionam como barreiras físicas que impedem o alastramento das chamas e também atuam como uma rota de fuga segura para que as pessoas possam sair do local e salvarem suas vidas. Essas portas garantem uma maior resistência ao fogo e conseguir um tempo hábil para que a ajuda necessária chegue ao local.

As Portas Corta Fogo são de uso obrigatório em diversos edifícios no Brasil, de acordo com a Norma Regulamentadora 23 (NR 23) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

É obrigatório que as Portas de Emergência, sejam usadas em condomínios, edifícios comerciais, edifícios públicos, hospitais, clinicas e demais unidades de saúde, instituições de ensino, cinemas, teatros, casas de show e também garagens.

Existem dois tipos de Portas Corta Fogo, sendo as Portas Corta Fogo Social e as Portas Corta Fogo de Enrolar, uma é destinada para fins residenciais e comerciais e outra para fins industriais, respectivamente.

Mas é de suma importância que as Portas Sociais estejam instaladas em ambos setores.

Abaixo, veremos mais exemplos e o que difere uma da outra.

PORTA CORTA FOGO INDUSTRIAIS DE ENROLAR

Portas Corta Fogo

As Portas Corta Fogo Industriais de Enrolar são um tipo de porta específica de porta corta fogo fabricada com o objetivo de atender às necessidades de segurança contra possíveis incêndios em ambientes industriais. As Portas Corta Fogo Industriais de Enrolar fazem a junção da proteção contra fogo com a praticidade e economia de espaço em comparação com as portas corta fogo tradicionais, tornando-as uma solução muito viável e ideal para diversificados tipos de industrias.

Fabricadas com matérias muito resistentes, como o aço galvanizado, são capazes de conseguir suportar o uso frequente e as condições implacáveis dos ambientes industriais.

O objetivo da Porta Corta Fogo Industrial é proteger seu patrimônio.

Em um depósito, por exemplo, com produtos inflamáveis em uma indústria química, o armazenamento de produtos como combustíveis, solventes e tintas apresentam um alto nível de risco de incêndio, exigindo que as medidas de segurança sejam rigorosas para assim proteger o patrimônio da empresa e com as portas tradicionais que são pesadas e que possuem uma abertura muito difícil, podem dificultar a contenção do fogo em casos de incêndio, aumentando também a propagação das chamas para as demais partes da fábrica. Isso pode resultar em muitos danos materiais externos, perdas financeiras significativas e até colocar em risco a vida dos colaboradores presentes.

Com as Portas Corta Fogo Industriais de Enrolar esses problemas são significativamente minimizados,+ pois elas fazem um isolamento na área com maior risco de incêndio e impedindo a propagação das chamas para o restante das áreas do depósito. E ao impedir o alastramento do fogo, as portas fazem o trabalho de proteger as áreas que não estejam em chamas, salvando materiais, equipamentos e demais produtos armazenados pois essas portas uma vez que são fechadas e atingidas pelo fogo, não voltam a ser abertas, apenas após a contenção das chamas e com o arrombamento feito pela equipe de bombeiros.

As Portas Corta Fogo possuem uma alta resistência na contenção de chamas, fumaça e calor por um período específico, geralmente P90, P120 e P240 onde cada número refere-se ao tempo que a porta suporta altas temperaturas, logo, P90 = resiste a 90 minutos em um incêndio, dando um tempo hábil de as equipes de combate ao fogo, como o corpo de bombeiros, chegarem ao local e controlarem o incêndio e minimizar os danos.

Além disso tudo, fazer a utilização das Portas de Emergências em setores industriais, cumprem as normas de segurança contra incêndios, garantindo a proteção, regularidade e a proteção de seus colaboradores e patrimônios.

PORTA CORTA FOGO SOCIAL

Portas Corta Fogo

No mercado, existem diversas medidas preventivas que podem e devem ser tomadas a fim de tardar ou mesmo anular possíveis situações de emergência. Bem como a utilização de extintores adequados para cada área e material que for atingido, sinalizadores que indiquem as saídas mais próximas e seguras. Por último e não menos importante, as Portas Corta Fogo que são também conhecidas como portas de emergência como já mencionado anteriormente.

As Portas Corta Fogo Social possuem uma resistência grande quando em contato com o fogo a fim de tardar a propagação do fogo, do calor, da fumaça e dos gases de um ambiente para o outro e assim possibilitar que vidas sejam salvas e que a ajuda adequada chegue a tempo.

As Portas Corta Fogo Social também atuam como uma saída alternativa (rota de fuga) em casos de emergência.

As devidas precauções para minimizar ou mesmo anular possíveis tragédias, devem ser tomadas para todo e qualquer espaço que tenha um fluxo constante de pessoas circulando.

Então se você é proprietário de prédio, seja ele comercial e/ou residencial e precisa investir em mais segurança, mas também adquirir uma boa imagem com o objetivo de impulsionar ainda mais seus lucros e reforçar a confiança dos proprietários de negócios ou dos inquilinos. A Porta Corta Fogo Social é esse investimento que procura. Além disso, você também adquire uma maior confiança em relação ao público que frequenta o seu prédio, pois saberão que estão frequentando um local que se preocupa com a segurança de todos.

Para uma melhor compreensão, reflita: em um hospital que é muito movimentado, onde pacientes, familiares e profissionais da saúde transitam, constantemente, pelos corredores do local, em caso de um incêndio, a evacuação é rápida e segura de todos os ocupantes é de extrema importância para salvar a vida dos presentes no local.

Caso o hospital possua apenas portas tradicionais, podem apresentar muita dificuldade no momento da evacuação, especialmente para as pessoas com a mobilidade reduzida, idosos e crianças. E isso só aumenta os riscos de acidentes, atrasos e até mesmo o travamento da porta por conta da pressão que inúmeras pessoas juntas podem resultar em perdas de vida durante um momento de emergência.

E com a instalação de Portas Corta Fogo Sociais em todo o ambiente hospitalar, se apresenta como uma solução de grande eficácia que garante a segurança e a rápida evacuação.

As Portas Corta Fogo Sociais possuem uma facilidade em sua abertura, inclusive para as pessoas que têm as suas mobilidades reduzidas, idosos e também crianças. E com seu design universal, garante o fácil acesso a todos os civis, sem exclusão das pessoas com deficiências físicas, auditivas ou visuais, fazendo a promoção da inclusão e do acesso seguro a todos em todas as áreas do hospital. Diminuindo que essas pessoas fiquem um longo período de tempo expostos ao fogo e à fumaça.

Outro exemplo é do uso dessas portas em casas de show. Pense que durante um show lotado, se inicia um incêndio em um dos camarins, com as portas corta fogo sociais instaladas em locais estratégicos, quando abertas rapidamente, permite a saída mais rápida e segura de todos que estão presentes. Assim, o fogo pode ser controlado pelas equipes de emergência, sem que haja acidentes irreversíveis.

A Porta Corta Fogo Social Original Portas é um investimento muito promissor a fim de otimizar os processos diários, além de proporcionar um ambiente seguro e trazer uma maior tranquilidade para todas pessoas presentes no local (setor residencial e comercial), sejam colaboradoras e/ou consumidoras.

HIGIENIZAÇÃO DAS PORTAS CORTA FOGO

Não há dúvidas que as portas corta fogo são itens essenciais e indispensáveis para garantir segurança contra incêndios em diversos ambientes, desde residências até grandes indústrias. Mas para que elas possam funcionar de forma eficaz em momentos de necessidade, é fundamental que seja feita a higienização adequada e regularmente.

A frequência ideal da higienização depende muito do local em que as portas estão instaladas e também da intensidade do uso das mesmas.

Em ambientes com um tráfego mais reduzido e com pouca poeira, a higienização pode ser realizada de 6 em 6 meses.

Já em ambientes com um alto fluxo de tráfego, com muita poeira, umidade ou produtos químicos, a higienização deve ser feita a cada 3 meses.

Pode estar usando um pano de microfibra ou outro tipo de pano que não solte nenhum fiapo durante a limpeza.

É importante evitar a utilização de água quente, pois isso pode danificar o material da porta corta fogo. Opte sempre por água em temperatura ambiente.

Não utilize produtos que possuam perfumes, pois isso pode agredir a superfície da porta.

Antes de começar a higienização com a água, é necessário utilizar um espanador ou aspirador de pó para remover a poeira seca acumulada na superfície e nas dobradiças da porta.

Para fazer a secagem da porta corta fogo, pode estar utilizando um pano seco para passar por toda a superfície, dobradiças e ferragens.

Não use produtos corrosivos ou solventes, pois podem danificar a porta e comprometer sua função e eficácia.

É muito importante que antes de realizar a limpeza, verifique as instruções do fabricante para obter informações especificas sobre a frequência recomendada de higienização.

Porta Corta Fogo: A melhor saída de situações trágicas

Utilizar portas corta fogo, sejam elas industriais de enrolar ou residenciais, não é um mero cumprimento de lei como dita a NBR 11742, mas uma garantia de proteção ao seu patrimônio, aos seus clientes e também colaboradores.

Portas Corta Fogo que garantem qualidade e segurança, você encontra na Original Portas, somos uma empresa brasileira com a nossa sede localizada em Guarulhos, São Paulo.

A Original Portas se destaca no mercado por vários fatores, como nossa qualidade, pois utilizamos materiais de alta qualidade e tecnologia de ponta na fabricação de nossas portas, garantindo assim a durabilidade, resistência e tendo um baixo índice de manutenção.

Também trazemos a inovação para o nosso dia a dia, investindo, constantemente, em pesquisas e desenvolvimento, buscando soluções inovadoras para que consigamos atender às necessidades de nossos clientes.

Contamos com uma equipe especializada para oferecer um atendimento personalizado para auxiliar na sua escolha de porta ideal para cada projeto.

Nós também possuímos compromisso com a sustentabilidade, fazendo a utilização de processos ecologicamente corretos durante a fabricação de nossas portas e realizando o descarte dos resíduos de forma responsável e que traga impactos benéficos ao nosso meio ambiente.

A Original Portas possui uma vasta rede de distribuidores em vários estados do Brasil, como o Rio de Janeiro, São Paulo (onde fica localizada nossa matriz), Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, oferecendo fácil acesso aos nossos produtos e serviços.

Também atuamos no Nordeste com a nossa filial Brasil Portas que fica localizada em Salvador, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Durante a escolha da Porta Corta Fogo Original Portas ideal deve-se considerar quais são as necessidades especificas do local onde será instalada, como o tamanho de sua abertura, o tempo de resistência ao fogo e demais recursos.

Também é de grande importância que todos os locais que citamos durante esse conteúdo, tenham um plano de ação de emergência que inclua o treinamento dos colaboradores sobre os procedimentos de evacuação em casos de incêndio.

Ao investir nas Portas Corta Fogo Industriais de Enrolar e Portas Corta Fogo Residenciais Original Portas, você não só está adquirindo um produto que protegerá o seu negócio ou sua residência em casos de incidentes, mas também garantirá uma maior segurança e praticidade ao seu patrimônio. Além de demonstrar preocupação e apoio ao nosso meio ambiente.

Podemos também fazer uma menção honrosa a nossa certificação ISO 9001 que garante que possuímos um sistema de gestão de qualidade rigoroso, também garante a padronização dos processos e a plena satisfação de nossos clientes.

A Original Portas é uma empresa especializada na fabricação de Portas Corta Fogo e também em outros segmentos de portas que você pode conferir as demais opções aqui em nosso blog Original Portas.

Investir nos produtos da Original Portas é investir em segurança e qualidade para você, para seu negócio, sua residência, sua família e também seus colaboradores.

Vem pra Original, junto com você rumo ao sucesso!

Tire suas dúvidas

Entre em Contato

Enviar por Whatsapp